Programa Senac Criativo
O Programa Senac Criativo contribui para estabelecer conexões e aproximar diálogos entre os setores públicos e privados para aprimoramento das iniciativas vinculadas à Economia Criativa. Além disso, concede ferramentas estratégicas para o desenvolvimento dos processos gerenciais e operacionais da cadeia produtiva da cultura, inovação e tecnologia.
Dentre os setores da Economia Criativa estão: patrimônio material (Museus, Espaços Culturais, Sítios Arqueológicos, Arquitetura Histórica, Áreas de Preservação Ambiental) patrimônio imaterial (costumes e tradições, lendas e crenças, expressões populares), literatura, artes visuais, novas mídias, audiovisual, música, turismo e lazer, artes performáticas, espetáculos e celebrações, design, biotecnologia, TIC, gastronomia, artesanato, arquitetura e urbanismo, publicidade e propaganda, paisagismo, música.
Serviços do programa
-
Consultorias
- Cultura popular como inovação
- Mapeamento e diagnóstico cultural
- Redes de cooperação e associativismo
- Reurbanização e revitalização de áreas patrimoniais
- Implantações de arranjos produtivos de cultura e inovação
- Ações curatoriais de conteúdo e programações culturais
-
Formações
- Empreendedorismo cultural
- Workshops de gastronomia como produto criativo
- Workshops de artesanato de referência cultural como produto criativo
- Formação continuada para o desenvolvimento de competências criativas
-
Plano municipal de economia criativa
Formação da Equipe do Comitê Intersetorial para a Construção Coletiva do Plano Municipal de Economia Criativa.
-
Parceria público-privada como indutora do desenvolvimento econômico
Definir e orientar as ações para a economia criativa através de objetivos e metas de curto, médio e longo prazo, articuladas com os planos e a política Federal e Estadual. Considera as peculiaridades e os anseios do município e propõem atividades, como capacitações e formação de multiplicadores que darão continuidade no processo de desenvolvimento sustentável da economia.
Opinião de quem conhece o Programa
"A prefeitura municipal de Taió dispõe de uma parceria com o Senac/SC há muitos anos, formando professores, motoristas, serviços gerais. A partir de 2018, nós concluímos o PLAMEC (Plano Municipal de Economia Criativa), é um plano excepcional onde busca levantar todo potencial cultural, de cenários naturais, esportivos, gastronômicos e econômicos. O Senac/SC foi nosso orientador para implementar a economia criativa em nosso município. Estamos muito satisfeitos, pois o trabalho foi a excelência."
João Tadeu Corrêa Secretário Municipal de Educação de Taió